sábado, 12 de novembro de 2011

Você tem perfil para abrir uma empresa ou ter negócio próprio?

Muitas pessoas vivem sonhando em ter sua própria empresa. Conciliar vida pessoal e profissional, ser chefe de si mesmo, tirar férias quando quiser, determinar seus próprios horários... Por outro lado, abrir mão da segurança financeira de ter um emprego pode ser mais difícil do que você imagina.
Embora seja nítido o crescimento das micro e pequenas empresas no Brasil, sabe-se também que muitas delas não sobrevivem aos primeiros anos de vida, em razão da competição do mercado e, sobretudo, à falta de orientação adequada para a condução do empreendimento.
Assim, antes de tomar qualquer atitude, é preciso parar e avaliar: você tem perfil para abrir uma empresa?
Descobrindo o tino empresarial
Para descobrir se você tem o famoso "tino empresarial" para montar seu próprio negócio e enfrentar o caminho tortuoso que, se bem conduzido, poderá levá-lo ao sucesso, seguem algumas perguntas. Pronto para o teste?
1. Você está preparado para se dedicar integralmente?
Quanto mais o empresário se dedica ao seu negócio, maior a rentabilidade da empresa. Também é importante ter foco: quem quer fazer muitas coisas ao mesmo tempo acaba não fazendo nada direito.
2. Como você lida com as pessoas?
Muitas pessoas acreditam que basta ter conhecimento técnico do produto, ou serviço, para ter sucesso nos negócios. Mas não é bem assim. Ainda que o conhecimento do ramo de atividade da sua empresa seja importante, você depende de outras pessoas para manter as portas do seu negócio abertas e é preciso saber se relacionar com elas.
3. Você sabe lidar com dinheiro?
Para iniciar um negócio, você precisa de capital e, por isso, é preciso entender qual a sua capacitação quanto ao gerenciamento financeiro de contas. Como indivíduo, você sabe gerenciar seu dinheiro ou é daqueles que estão sempre pagando as contas em atraso, e entrando no limite do cheque especial, porque não se planejaram direito?
4. Qual seu grau de aversão a riscos?
Montar seu próprio negócio requer boa dose de ousadia, empreendedorismo e, principalmente, coragem para enfrentar os riscos comuns à abertura de uma empresa. Por melhor que seja a sua estratégia, há sempre a chance de algo não sair exatamente como você imaginou, de surgir uma concorrente forte que lhe dê certo trabalho, enfim, situações difíceis de prever e de contornar.
5. Você se considera organizado e rápido na tomada de decisões?
Organização é uma característica essencial para quem está pensando em abrir um negócio: afinal, você precisa conciliar várias funções. Além disso, o empresário deve ter em seu perfil o dinamismo, para que se dedique às diversas atividades e capacidade para decidir rapidamente qual o caminho a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário