sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Como abrir um negócio on-line?

Números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que 67,9 milhões de brasileiros com mais de 10 anos de idade tiveram acesso à internet com frequência em 2009. Em 2008, eram 55,8 milhões de pessoas, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). O volume de internautas subiu 21% em apenas um ano.
Com o crescimento, são cada vez mais frequentes as compras pela internet. Segundo a Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra na Internet, realizada pelo Provar e pela e-bit, 87,5% dos consumidores pretendem comprar algum item pela web até o final de 2010.
Você já pensou em abrir uma loja na internet? Diante dos dados acima, é possível notar que o mercado está em crescimento e que pode ser uma ótima oportunidade para expandir ou iniciar seu negócio.
No entanto, antes de iniciar suas atividades no mundo virtual, é necessário ter o máximo de informações sobre o funcionamento do comércio eletrônico e os cuidados normais de um negócio.
Abertura da empresa
Independentemente de ser on-line ou não, a abertura de uma empresa na internet deve seguir os mesmos trâmites de uma empresa física. “A única diferença entre a empresa on-line e a física é o canal de atuação, já que a primeira não atua fisicamente”, explica a consultora jurídica do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Sandra Fiorentini. “No mais, ambas têm as mesmas obrigações”, completa.
“Mas, antes de se aventurar pela internet, é importante que o empresário mergulhe no aprendizado sobre a utilização da rede para negócios”, indica o consultor do Sebrae-SP, Renato Fonseca.
Segundo ele, criar um site e colocá-lo no ar é muito simples. “Mas a criação de uma empresa on-line vai muito além de colocar um site na internet”, diz. “Quando se pensa em ter uma loja virtual, é preciso pensar na parte física, como estoque, distribuição, emissão de boleto e nota fiscal etc. É necessário muito planejamento”, acrescenta Sandra.
Conhecendo o mercado
De acordo com Fonseca, uma dica antes de criar uma empresa on-line seria mostrar a ideia com antecedência na própria rede, operando em redes sociais e participando de comunidades que tenham a ver com o segmento escolhido. “Seria uma espécie de sondagem para aperfeiçoar o projeto”, explica.
Esse tipo de ação é a base para o principal foco do comércio on-line: a interação. Segundo o consultor, entendendo o consumidor fica mais fácil lidar com esse mercado, onde a concorrência está a apenas um clique.
“Tem que ter muita criatividade e inteligência para crescer”, afirma.
Processos
Confira a lista de processos que o empresário deve conhecer antes de se aventurar pela rede mundial de computadores:
· Ter uma boa rede de fornecedores
· Atenção às formas de pagamento, que devem transmitir segurança e facilidade ao consumidor
· Logística, com relação à entrega dos produtos
· Deixar claros os procedimentos de troca e assistência
· Ter um canal de relacionamento com o cliente
“Mais uma vez, a atratividade é a interação, fundamental para fidelizar o cliente”, repete.
Segundo Fonseca, as dicas são válidas tanto para empresas novas como para aquelas que já estão estabelecidas, mas que querem ampliar o canal de negócios. “A palavra do momento é: relacionamento”.
Para saber mais
Com a intenção de desmistificar o uso da internet para as micro e pequenas empresas, o Sebrae vai oferecer, a partir de 2011, oficinas práticas que vão ajudar os empreendedores a aproveitarem as oportunidades geradas pela rede. Por meio de cursos curtos, a instituição vai ensinar os participantes a fazerem sites, blogs e lojas virtuais.
O Sebrae estima que metade das MPE brasileiras ainda não é informatizada e está fora da internet, ficando excluída de um mercado consumidor que deve movimentar no Brasil, em 2010, R$ 14,3 bilhões, segundo estimativa da empresa e-bit, especializada em comércio eletrônico.

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