terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Como se Proteger Contra as Fraudes - Artigo 2

Algumas das mentes mais brilhantes do mundo estão maquinando e executando esquemas para extorquir dinheiro das pessoas.
A trapaça já existe há muito tempo, desde o jardim do Éden. (Gênesis 3:1-5) Golpes antigos têm muitas variações e outros diferentes estão sendo inventados. Então, o que fazer para nos proteger? Não é necessário tentar inteirar-nos de todos os métodos que os criminosos usam para lesar as pessoas. Algumas medidas básicas serão de grande ajuda para impedir que sejamos vítimas.

Proteja informações pessoais

Quem roubar seu talão de cheques ou cartões de crédito poderá fazer compras com eles. Quem tiver acesso às informações de sua conta bancária poderá solicitar cheques e preenchê-los em seu nome. Se conseguir informações suficientes, essa pessoa poderá assumir sua identidade e, depois de roubá-la, poderá sacar dinheiro da conta bancária, fazer compras com os cartões de crédito e solicitar empréstimos em seu nome.* Você pode até ser preso por um crime que não cometeu!
Para se proteger contra esse tipo de fraude, cuide bem de todos os seus documentos, incluindo extratos de banco e talão de cheques, carteira de motorista e carteira de identidade ou outro documento de identificação. Recuse-se a dar informações pessoais ou financeiras a menos que haja uma razão legítima para que outros as recebam. Isso é especialmente importante no caso do número de seu cartão de crédito ou de informações sobre sua conta bancária. A única ocasião em que você deve dar o número de seu cartão de crédito é quando quiser comprar algo com ele.
Fraudadores reviram as latas de lixo em busca dessas informações. Em vez de apenas jogar fora toda a papelada com informações pessoais — o que inclui cheques cancelados, extratos de banco e de corretoras de valores, bem como cartões de crédito antigos, carteiras de motorista e passaportes —, convém queimá-los ou picotá-los. Também é prudente destruir todos os formulários de solicitação de cartão de crédito que talvez tenha recebido pelo correio, visto que podem conter informações sobre você e outras pessoas podem aproveitá-los para uso indevido.


Retirado do Site: http://www.watchtower.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário