quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Proteger-se Contra as Fraudes: Tenha Bom Senso! - Artigo 3

Tenha bom senso
Muitos golpes se baseiam na promessa de que, ao investir certa quantia, haverá um retorno financeiro muito grande, o que na maioria das vezes está fora da realidade. Uma das falcatruas comuns de enriquecimento rápido é o esquema piramidal. Embora haja variações desse esquema, a estratégia mais comum consiste no recrutamento de investidores por parte de outros investidores, ganhando os recrutadores uma comissão por isso.A corrente de cartas funciona nos mesmos moldes, ou seja, solicita-se que envie dinheiro para as pessoas no topo da lista. A promessa é de que você ganhará milhares de dólares quando seu nome chegar no topo da lista.
Os esquemas piramidais sempre desabam por causa da impossibilidade de continuar recrutando novos membros. Considere o seguinte cálculo: se cinco pessoas iniciarem a pirâmide e cada uma delas recrutar mais cinco, o total de pessoas recém-recrutadas aumenta para 25. Se cada uma destas, por sua vez, recrutar cinco, isso significaria mais 125. Quando o recrutamento alcançar o nono estágio, haverá cerca de 2 milhões de pessoas que terão de recrutar outros 9 milhões! Os organizadores do esquema piramidal bem sabem que há um limite. Quando suspeitam que esse ponto está próximo, eles pegam o dinheiro e desaparecem. Você provavelmente perderá o dinheiro e aqueles que recrutou vão tentar reaver o dinheiro de você. Não se esqueça de que, para você ganhar dinheiro no esquema piramidal, outra pessoa terá de perdê-lo.
Alguém está lhe oferecendo dinheiro fácil ou grandes lucros se você concordar em fazer um investimento? Uma palavra de cautela: se uma oferta lhe parecer boa demais para ser verdade, provavelmente é mentira. Não se apresse em acreditar em apelos de propagandas ou testemunhos, pensando: “Isso é diferente.” Tenha em mente que as pessoas não negociam com o objetivo de distribuir dinheiro ou de partilhar segredos que o tornarão rico. Caso alguém alegue ter informações exclusivas que lhe permitirão fazer uma fortuna, pergunte-se: “Por que então essa pessoa não usa essas informações para enriquecer a si própria? Por que ela está perdendo tempo tentando vendê-las para mim?”
E se lhe disserem que você ganhou um concurso ou um prêmio? Não fique entusiasmado, pois isso pode ser um golpe que já lesou muitas pessoas. Por exemplo, uma mulher na Inglaterra recebeu uma carta do Canadá dizendo que ela havia ganhado um prêmio, mas precisava enviar 25 dólares como taxa de processamento. Depois de enviar o dinheiro, ela recebeu um telefonema do Canadá com a notícia de que havia ganhado o terceiro prêmio mais alto em um sorteio, no valor de 245 mil dólares, mas ela teria de pagar uma porcentagem do valor total como taxa adicional de processamento. Ela enviou 2.450 dólares, mas não recebeu nada de volta. Se tiver de pagar algo para poder receber um “presente grátis” ou prêmio, isso é um golpe. Pergunte-se: “Qual seria a probabilidade de eu ganhar um prêmio num concurso em que nem entrei?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário