quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Como se Proteger Contra as Fraudes - Artigo 4

Faça negócios apenas com pessoas de boa reputação

Você acha que consegue perceber quando uma pessoa é desonesta? Tome cuidado! Os vigaristas têm lábia e dominam a técnica de ganhar a confiança de prospectivas vítimas; são especialistas em fazer isso. Os vendedores, tanto honestos quanto desonestos, sabem que, antes de vender um produto, têm de ‘vender’ a sua própria imagem. É claro que isso não significa que devemos desconfiar de tudo e de todos, mas certo grau de suspeita serve como medida de segurança e proteção contra os vigaristas. Em vez de confiar apenas em seus instintos para tentar descobrir se alguém é íntegro ou não, atente para dois indícios que caracterizam muitos golpes. Primeiro: uma oferta parece boa demais para ser verdade? Segundo: o vendedor está tentando apressá-lo a tomar uma decisão?
Ofertas boas demais para ser verdade aparecem aos montes na internet, que, embora ofereça bons produtos e serviços, dá margem para criminosos lesarem suas vítimas de maneira rápida e anônima. Você tem um endereço eletrônico? Se tiver, talvez esteja na lista dos que recebem spam (e-mail comercial não-solicitado). Esse tipo de mensagem eletrônica oferece uma variedade enorme de produtos e serviços, porém muitos deles são enganosos. Caso envie dinheiro como resposta para ume-mail não-solicitado, você corre o risco de não receber nada em troca. Se receber, é bem provável que seja um produto de valor inferior ao dinheiro que enviou como pagamento. O melhor conselho é: Nunca compre nada que lhe seja oferecido por meio de um spam.

Se uma oferta lhe parecer boa demais para ser verdade, provavelmente é mentira

O mesmo se aplica àqueles que lhe telefonam para vender algo. Embora haja muitas empresas idôneas que usam o telefone para vender seus produtos, o telemarketing é muito utilizado por estelionatários que arrancam das pessoas bilhões de dólares todos os anos. Não há como saber, apenas conversando ao telefone, se a argumentação usada pelo vendedor é legítima. O golpista pode até fingir ser representante de banco ou duma companhia seguradora de cartões de crédito. Você tem bons motivos para suspeitar de alguém que lhe telefona alegando ser de um banco ou de uma empresa onde você tem um cadastro aberto e lhe pede informações que ele já deveria ter. Se isso acontecer, peça o número de telefone da pessoa. Então, ligue de volta depois para confirmar se realmente é do banco ou da empresa.
O melhor procedimento ao telefone é não dar o número do cartão de crédito nem qualquer informação pessoal para estranhos. Se alguém telefonar para vender algo que você não quer comprar, poderá dizer educadamente: “Desculpe-me, mas não compro nada por telefone de pessoas que não conheço.” Daí, desligue. Não há razão para ter conversas indesejadas com um estranho que pode estar tentando enganá-lo.
Faça negócios apenas com pessoas e empresas de boa reputação. Há diversas empresas idôneas com as quais poderá fazer negócios quer por telefone quer pela internet. Se possível, procure obter informações sobre o vendedor, a empresa e o investimento por meio duma instituição independente. Peça informações sobre o investimento e analise-as cuidadosamente para certificar-se de que o negócio é legítimo. Não se apresse nem se sinta coagido a tomar uma decisão rápida.

Coloque por escrito

Nem toda fraude já começa como tal. Negócios honestos podem não dar certo no final. Quando isso acontece, os administradores podem entrar em pânico e tomar medidas fraudulentas para recuperar as perdas. Com certeza você já ouviu falar de empresários que mentiram sobre seus lucros e rendas e, quando o negócio desabou, fugiram com o que restou do dinheiro.
Para proteger-se tanto de fraudes como de mal-entendidos, antes de fazer qualquer investimento maior, você deve obter todos os detalhes por escrito. Qualquer contrato que assinar deve conter todos os termos do investimento e as promessas feitas. Tenha em mente também que, não importa quão confiável e seguro o investimento possa parecer, ninguém pode garantir que as coisas sairão conforme planejado. (Eclesiastes 9:11) Afinal de contas, não existe nenhum investimento isento de riscos. Portanto, num acordo deve constar os deveres e as responsabilidades de cada pessoa caso a transação comercial não tenha êxito.
Por estar alerta e aplicar os princípios básicos que analisamos brevemente, você se tornará menos vulnerável a fraudes. Um antigo provérbio bíblico dá um conselho valioso: “Qualquer inexperiente põe fé em cada palavra, mas o argucioso considera os seus passos.” (Provérbios 14:15) O vigarista escolhe vítimas fáceis, os que estão propensos a acreditar em cada palavra que ele diz. Infelizmente, há muitas pessoas que não tomam precauções contra fraudes.

Retirado do Site: http://www.watchtower.org

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