segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Administre bem seu tempo para obter sucesso

ouviu a frase: “tempo é dinheiro.”? Possivelmente até mesmo já usou esta frase para descrever a importância do tempo em sua vida. Mas o tempo é muito diferente de dinheiro ou de qualquer outra coisa que possa pensar. O “seu” tempo é único. Ninguém pode guardar o tempo, economizá-lo para que futuramente faça uso dele. Sim é verdade que se usar bem seu tempo, poderá ganhar mais ou obter sucesso. Mas preferivelmente pense em algo mais do que dinheiro quando falar do seu tempo.
Boa parte das pessoas sonha em ser dono do seu próprio negócio. Isso é realmente uma bom plano, mas muito diferente do que as pessoas medianas acham, ser o “patrão” não é tão fácil assim. Um estudo recente descobriu que além de habilidades naturais (ou mesmo aquelas que se consegue ao estudar e desenvolver) e conhecimento, um dos aspectos que mais atrapalham aos novos empreendedores é administrar bem seu tempo para obter sucesso. Isso porque as pessoas normalmente associam ter um negócio com liberdade. Ai se esconde a maior de todas as armadilhas. Ter uma empresa, ser o patrão, pode ser muito mais trabalhoso do simplesmente sentar e ver o dinheiro entrar em sua conta bancária. Aliás, no inicio e mesmo ao longo do tempo (dependendo da atividade) o empresário estará ocupado administrando sua empresa, e em alguns dias, pode ser quase impossível encontrar tempo para você se dedicar à família e ao lazer.
O tempo pode ser comparado a um rio volumoso. O rio sempre corre numa direção. Não é possível pará-lo nem usar cada pingo de água que flui por ele. Séculos atrás, as pessoas construíam rodas-d’água na margem dos rios. Desse modo, podiam usar a força da água corrente para mover pedras de moinho, serras de madeira, bombas e martelos de forja. Você também pode aproveitar o tempo, não tentando guardá-lo, mas usando-o bem. Para fazer isso, porém, é necessário combater dois grandes ladrões de tempo — a procrastinação e o acúmulo de coisas (em outro artigo, vou analisar estes dois pontos). Neste sentido é absolutamente necessário ter e usar uma agenda.
Talvez não pareça importante diante de tanto trabalho a ser feito, mas organizar as coisas e saber dosar o seu tempo é muito importante. Não há nada pior que ter um tempo extremamente mal distribuído por falta ou mesmo o mau uso de uma agenda. Acredite se você não souber usar bem o seu tempo, no final não vai dar tempo de fazer nada. Por isso, é muito importante transformar seu tempo em departamentos, dando o devido valor para todos os aspectos da sua vida.
Tenha uma agenda
A agenda é essencial para qualquer pessoa, sendo um empresário dobre esta importância, pois ela ajuda a visualizar os compromissos, permitindo que haja um equilíbrio no número de reuniões e atividades, sem ter o risco de marcar compromissos no mesmo horário e principalmente não os esquecendo.
Tenha sempre um tempo determinado para você.
Excesso de trabalho faz sua mente e corpo ficarem cansado e não produzirá bem, muito pelo contrário. Sem um tempo durante o dia para relaxar, colocar as idéias em dia e mesmo para dar ou receber carinho e atenção à sua família, ou pessoas próximas, transformará o trabalho em algo penoso, sem produtividade de qualidade.
Por que será que isso acontece? Simples: cansados, não produzimos como deveríamos. Não sentimos prazer no que fazemos.
Simplesmente por sociabilizar com as pessoas próximas (podem ser seus empregados, clientes, amigos e família) por breves espaços de tempo, podem fazer redobrar sua energia e empolgação, fazendo que produza mais e melhor.
Quando você conversa com seus funcionários e se mostra aberto a sugestões, o retorno positivo pode ser real. Algumas pessoas possuem ótimas idéias para dar aos chefes, mas não o fazem por medo de serem ignoradas ou demitidas, pois ele mostra tal comportamento distanciado dos trabalhadores. Tome café ao lado dos seus empregados, converse com eles e estimule a participação através de sugestões para melhorar o negócio, ou talvez uma conversa nos momentos de folga que os aproxime. Isso ajuda a diminuir a distância entre as partes.
Descanso adequado
Existe uma vantagem em ser o chefe: você pode fazer o que quiser e dentro do tempo que precisar. Dormiu mal na noite anterior e não está produzindo nada? Tire uns 20 minutos de cochilo e tudo pode andar bem melhor. Seja honesto consigo mesmo, feche a porta e descanse um pouco. Isso pode ser maravilhoso, já que forçar uma mente cansada a produzir resultados pode ser uma péssima escolha e neste caso, o resultado será um trabalho de péssima qualidade e quase não aproveitável.
Tire folga regularmente
Se os seus empregados descansam um ou dois dias na empresa, por que você não faria o mesmo? Tire uns dias para si sempre, relaxe, inspire e tire férias quando sentir que precisa. Um empresário cansado e estressado não é nada produtivo e pode diminuir o faturamento da sua empresa.
Sucesso a Todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário