quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Empreendedorismo: Uma Cidade de Papel

foi dito, que empreender é colocar uma ou várias idéias em prática. Se isto é verdade, pode dizer que Antonin Langwell, é um dos grandes empreendedores da história. Com pouquíssimo dinheiro, e quase nenhuma tecnologia, Langwell resolveu colocar em prática um plano ambicioso para a época. Reproduzir com fidelidade a cidade Praga, hoje capital da República Tcheca, em uma maquete com escala de 1:480, usando nada mais do que papelão e um pouco de madeira.


Quem Era Este Empreendedor?


Langwell nasceu em 1791 na cidade de Postoloprty, onde hoje fica a República Tcheca. Estudou litogravura na Academia de Arte de Viena, na Áustria. Logo depois, abriu a primeira oficina de litografia em Praga. Em 1826, ao visitar uma exposição na cidade, ele viu uma maquete de Paris feita de gesso, isto o impressionou muito, e foi exatamente nesta ocasião que ele decidiu fazer uma maquete em detalhes, da cidade Praga.


Para entendermos a complexidade deste projeto, precisamos visualizar como Langwell capturou os detalhes que iria reproduzir da cidade. Ele passou vários anos, registrando meticulosamente em desenho, os detalhes da cidade. Ele passou por cada rua fazendo esboços e anotando a localização exata de prédios, bancos de praças, galpões, estátuas e árvores. Incluiu detalhes incríveis, como barris que viu chão, janelas quebradas, uma escada apoiada numa parede e pilhas de lenha. 


Focado em seu projeto, para sustentar-se e a sua família, Antonin Langwell trabalhava fazendo maquetes de casa para a nobreza.


Langwell morreu em junho de 1837, de tuberculose, deixando esposa e cinco filhas.


Uma Preciosidade para Historiadores.


Somente após passar-se três anos de sua morte, seu trabalho foi aceito no Museu Patriótico, como era conhecido na época o Museu Nacional. A esposa de Langwell vendeu a maquete para o Imperador Ferdinando I, que gentilmente o cedeu ao Museu. O trabalho deste incrível empreendedor, nesta época era exibido apenas de forma ocasional. O pouco cuidado e condições desfavoráveis de manuseio e guarda, exigiram que fossem feitos "dispendiosos" reparos, por ocasião da Exposição Provincial do Jubileu. Somente em 1905, a maquete tornou-se parte permanente da exposição do Museu Nacional.


A maquete de papel de Antonin Langwell é uma obra prima da engenhosidade e do empreendorismo, constituindo-se em um documento histórico para historiadores e pesquisadores. Os detalhes como lampiões de rua, sarjetas e paralelepípedos tornam a maquete uma joia do ramo. O artista empreendedor, reproduziu igrejas com tamanha fidelidade, que mesmo os defeitos existentes foram copiados com absoluta fidelidade, como os vitrais, incluindo partes quebradas. Em lugares onde o reboca das casas tinha caído, ele deixou os tijolos à mostra. Também representou o rio Vltava, que corta a cidade de Praga.


Empreendedorismo.


Este artista, Antonin Langwell, representa o que é mais puro na palavra empreender. Quando mesmo sobre a ameaça de ter tudo contra seu projeto, sem conhecimento adequado e principalmente recursos para facilitar o empreendimento, o empreendedor vai atrás de sua ideia e a materializa.


Antonin Langwell, como muitos outros são exemplos para todos nós, empreendedores.










Nenhum comentário:

Postar um comentário